
40 ANOS DO CINDOR X ROTA CRIATIVA
Honrar o passado, celebrar o presente e olhar o futuro. Com este mote, o CINDOR – Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria assinalou, no passado 28 de fevereiro, quatro décadas de história, num evento que reuniu figuras de destaque do setor, parceiros estratégicos e representantes institucionais. A sessão decorreu no auditório do Centro e contou com a presença de quase três centenas de convidados, num momento de homenagem, reflexão e projeção do futuro da ourivesaria, joalharia e relojoaria em Portugal.
Workshop de cravação, CINDOR
Passado, Presente e Futuro da Ourivesaria e Joalharia Portuguesa
Marcaram presença na cerimónia várias entidades institucionais e empresas que desempenham um papel fundamental na valorização do setor, incluindo o Secretário de Estado do Trabalho, Adriano Rafael Moreira, o Presidente da AORP, João Pinto de Faria, o Presidente do IEFP, Domingos Lopes, o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Luís Filipe Araújo, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. Domingos Bragança, e a Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Drª Fátima Moreira.
O impacto do CINDOR na vida de tantos profissionais e no crescimento do setor, durante estas quatro décadas, esteve presente ao longo da sessão, sempre de mãos dadas com o futuro: "perpetuar a tradição é essencial, mas inovar é imprescindível. O CINDOR continuará a expandir o conhecimento, a capacitar as pessoas e a fortalecer o setor da ourivesaria, joalharia e relojoaria, sempre com os olhos postos no futuro”, referiu Eunice Neves, atual Diretora do Centro.
Neste dia de reconhecimento e inspiração, foram vários os momentos marcantes, enfatizando o percurso da formação para o setor nestas últimas quatro décadas, as mudanças, os desafios e a antevisão dos caminhos a seguir.
Entre esses momentos, destacaram-se:
Homenagem a Elói Viana – Figura incontornável na história do CINDOR, cujo nome passou a dar identidade ao auditório do Centro, num tributo à sua dedicação à formação no setor.
Na celebração dos 40 anos do CINDOR, participaram também os parceiros institucionais nomeadamente a ADRITEM com a qual o CINDOR tem um projeto colaborativo “Rota Criativa”, no qual os formandos e ex-formandos do mesmo desenvolveram projetos pessoais e estabeleceram relações com artesões de outras áreas de trabalho.
Os resultados finais deste processo estiveram em exposição numa sala reservada às atividades da Rota Criativa, onde foram passiveis de serem visitados.
Desenvolvida pela ADRITEM, pelo CINDOR e pelo ISVOUGA, a Rota Criativa é uma rede integrada de centros de incubação para artesãos, de modo a promover as artes e ofícios tradicionais e regionais.
Exposição das peças desenvolvida no âmbito do projeto LeatherInDesign